O Mental Coaching no Desporto

  • imagem ilustrativa

Quando depois do golo histórico na final do Euro 2016, Éder dedicou o golo à sua Coach, Portugal abriu os olhos, de forma quase abrupta, para o Mental Coaching que os atletas de alta competição realizam.

Já há alguns anos que temos ouvido falar da força mental, do foco, da concentração, e de muitos outros "temas" relacionados com o treino mental dos atletas. No entanto, ainda resistem muitos mitos sobre o Mental Coaching. Um dos mais importantes, na minha opinião, é o de que apenas os atletas menos fortes mentalmente precisam de Coaching. Nada mais errado. Todos os atletas podem beneficiar de um bom acompanhamento de Mental Coaching.

É muito comum, quando se fala nestas coisas da vertente mental dos atletas, aparecerem os "chavões" da motivação, do foco e da concentração. Mas, será que isto é tudo? E será que estamos a trabalhar bem estas matérias, enquanto atletas? Se calhar, não.

Um atleta pode estar altamente motivado para uma prova e, mesmo assim, essa prova não ser devidamente preparada, mentalmente. Percursos, condições climatéricas, os nossos adversários, a imagem que eu projecto nos outros, dificuldades que posso encontrar, onde vai estar o meu foco durante a competição, como lidar com os momentos de desconcentração, etc, são muitos temas que podem, e devem, ser abordados e trabalhados nas sessões de Mental Coaching.

Portanto, a motivação é importante, sim. E o Foco? O que é isso de estar focado?
O Foco é onde está a minha atenção. E ela deve estar no que eu tenho que fazer para atingir o objectivo definido e não no objectivo em si mesmo. Só assim saberei o que tenho que fazer em cada momento. Se só estiver a olhar para a meta, corro o risco de me perder no caminho.

Outros dos temas mais falados são a autoconfiança e a autoestima, muito importantes para o desempenho desportivo. No entanto, nenhum deles é exclusivamente "alimentado" pelo desempenho do atleta, sendo ambos influenciados pelas nossas experiências, dentro e fora do desporto. Assim, é importante perceber, nos casos de perda ou baixa da autoconfiança e da autoestima, qual a origem e como podemos fazer para as melhorar, como podemos ajudar o atleta a melhorar o seu desempenho. Sim, porque também os mentalmente mais fortes passam por situações de quebra de confiança.

No entanto, as sessões de Mental Coaching abordam, ou podem abordar, muitos outros temas, como a ansiedade pré competitiva ou o que a nossa mente pode fazer para nos ajudar a recuperar melhor uma lesão, como melhorar a minha técnica num determinado desporto ou como me libertar de tudo aquilo em que acredito e que não é benéfico – aquelas crenças que temos de que não conseguimos fazer bons resultados naquela prova, por exemplo.

Sabes aquele sentimento que tens quando ganhas uma prova, quando bates um recorde pessoal, quando atinges um objectivo? E se for possível começares todas as provas, todos os desafios com essa mesma sensação? Sim, é possível… e trabalha-se.

O que o Mental Coaching faz contigo? Ajuda-te a superar as limitações e dificuldades mas também te ajuda a chegar mais além, a atingires aquele nível acima que te vai fazer conquistar mais coisas, ganhar mais competições, atingires mais objectivos.

Agora que sabes que também tu, que és forte mentalmente, podes beneficiar com as sessões de Mental Coaching, marca a tua sessão e vamos trabalhar.

 

Mais informação?

O Sports Hypno Coach é destinado a todos os atletas, independentemente da idade ou nível competitivo, praticantes de desportos individuais ou coletivos, que pretendam melhorar o seu desempenho desportivo.
Se tem uma Equipa, contacte-nos para obter um orçamento.