Os psicólogos Vs "Os Outros" no Desporto

  • imagem ilustrativa

Recentemente, deparei-me com duas situações de psicólogos que, de forma algo gratuita, menosprezavam e limitavam o trabalho dos "não psicólogos" no desporto.
Em ambos os casos, foi feito um esforço para promover a psicologia no desporto como única forma, competente e séria, de se realizar o trabalho mental com atletas.

Entre as várias críticas comuns, estavam os chamados "paraquedistas". Pessoas que, com formação em Coaching, ou Hipnoterapia, ou Programação Neurolinguística, ou outra do género, caem de paraquedas numa área para fazer um trabalho para o qual não estão habilitados. Tal assenta no pressuposto de que, os psicólogos, têm muitos anos de formação. É um facto, como o é a possibilidade de acabar um curso com uma nota tremenda e, ainda assim, não ser um bom profissional. E tal também assenta no pressuposto de que, os "não psicólogos", não têm anos de formação e ou experiência... o que não corresponde à verdade, na maior parte dos casos.

Vamos partir do princípio de que, quer na psicologia, quer no Coaching ou na Hipnoterapia, há bons e maus profissionais e que, estes últimos, dão uma má imagem da profissão e dos seus profissionais. Dito isto, importa compreender que, de uma forma genérica, as áreas de que falo, não estão a comparar-se com a psicologia. São valências diferentes, com abordagens diferentes.

Na Hypno Coaching, onde temos e usamos as várias valências e técnicas de cada uma das formações que indiquei – entre outras -, a formação e investigação são contínuas. Sem elas, não será possível evoluirmos como técnicos, nem sermos profissionais mais competentes.

No entanto, cada técnico, seja ele Coach, Hipnoterapeuta ou Psicólogo, tem que ter a honestidade de, em determinada altura, dizer "não tenho competências ou conhecimentos para trabalhar este caso, esta pessoa..." e sugerir um profissional mais competente para o caso em concreto.
Na Hypno Coaching, eu sei que essa honestidade existe e é também por isso que o trabalho é bem realizado e os resultados aparecem.

Se queres realizar um bom trabalho mental e evoluir como pessoa e atleta, escolhe a área e o técnico com que mais te identifiques e trabalha. Se der resultados, continua, se não der... muda, sabendo que os resultados podem demorar o seu tempo a aparecer. Não assumas que são todos iguais.

Aqui, eu sei que o trabalho é competente e tem resultados, nos outros...
Experimenta, vê e julga por ti o resultado do trabalho realizado.


Mais informação?

O Sports Hypno Coach é destinado a todos os atletas, independentemente da idade ou nível competitivo, praticantes de desportos individuais ou coletivos, que pretendam melhorar o seu desempenho desportivo.
Se tem uma Equipa, contacte-nos para obter um orçamento.