No controlo ou fora do controlo: eu escolho

  • imagem ilustrativa de decisão

No fim de semana que passou, dois atletas que acompanhamos na Hypno Coaching, foram confrontados com situações que estão fora do seu controlo... e ambos tiveram que fazer uma escolha.

Num caso, uma lesão impediu um atleta de completar uma das suas provas mais importantes da época, sendo obrigado a desistir durante a competição. 
Após a prova, em conversa com o atleta, perguntei-lhe se tinha dado tudo o podia dar. A resposta foi: sim. 
Perguntei, depois, se poderia ter feito alguma coisa de diferente para impedir a lesão ou continuar em prova. Após uma breve análise ao que aconteceu, a resposta foi: não.

No outro caso, devido a questões burocráticas da responsabilidade da equipa que representa, o atleta foi impedido de participar numa prova em que tinha francas aspirações a vencer. Esta ausência, impede-o de tentar vencer o Troféu em que a prova está inserida, que era um dos objectivos deste final de época.
Naturalmente, logo após receber a notícia, a frustração apareceu. No dia seguinte, questionei o atleta se alguma das razões, para não participar na prova, era da sua responsabilidade. Disse que não.

Em ambos os casos, como noutros semelhantes, a tristeza da lesão ou a frustração da ausência da prova, aparecem sempre. 
No entanto, fruto, também, do trabalho que temos realizado ao longo do tempo, ambos os atletas têm a capacidade de se concentrarem no que podem, efectivamente, controlar. E, isso, é algo que apenas está relacionando com eles mesmos. O que está fora, os que as equipas ou clubes decidem, o aparecimento de uma lesão, as condições climatéricas, os percursos, etc, estão fora de nós... do nosso controlo.
Claro que as conversas que tivemos, depois dos acontecimentos, ajudaram. No entanto, o trabalho mental permite-lhes focarem-se no que interessa, impedindo que percam energias com o acessório.

Agora, é altura de recuperar da lesão, num caso, e treinar para preparar a próxima prova, no outro.

E tu, focas-te no que controlas ou no que está fora?

Se precisares de ajuda para trabalhar a tua mente, neste ou noutros aspectos, contacta-nos.


Mais informação?

O Sports Hypno Coach é destinado a todos os atletas, independentemente da idade ou nível competitivo, praticantes de desportos individuais ou coletivos, que pretendam melhorar o seu desempenho desportivo.
Se tem uma Equipa, contacte-nos para obter um orçamento.